Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Newsletter Inscreva-se e receba nosso informativo semanal em seu e-mail:
Respeitamos sua privacidade! Nunca enviamos SPAM.

Nomes mais frequentes identificados pelo Censo Demográfico 2010

apagar

Tendo por base a lista de moradores do domicílio em 31 de julho de 2010, data de referência do último levantamento.

Trata-se de divulgação oficial pioneira. Abarca a totalidade do Território Nacional, composto por 27 Unidades da Federação e 5 565 municípios, abrangendo 190,8 milhões de pessoas em 67,5 milhões de domicílios, nos quais foram recenseados os nomes de todos os moradores que, na data de referência, estavam presentes ou ausentes por período não superior a 12 meses. A coleta foi efetuada, majoritariamente, por meio de entrevista presencial realizada pelo Recenseador, cabendo a este a digitação dos dados em um computador de mão, ou, secundariamente, via Internet, por meio do preenchimento do questionário pelo próprio informante. Esta última foi uma alternativa inovadora para alcançar o informante que, embora disposto a participar da pesquisa, não dispunha de tempo para fornecer tais informações no momento da visita do Recenseador.

As informações disponibilizadas estão organizadas por sexo, para o total Brasil, Unidades da Federação e Municípios, constituindo um ranking formado pelos nomes de maior frequência no Censo Demográfico 2010. A investigação da idade foi efetuada por meio da pesquisa do mês e ano de nascimento. Desse conjunto, alguns nomes sobressaem como preferidos pelos pais em algumas décadas, inspirados na literatura, na moda, ou inventados, enquanto outros se tornam menos populares. Pode-se notar, no entanto, a perenidade de escolha de nomes bíblicos, possível reflexo da religiosidade da população brasileira.

Fonte: IBGE

Tags: #Análise Espacial, #Curiosidade, #Gestão Pública