Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sala de aula

Novas turmas de Geotecnologias presenciais e EAD ao vivo certificadas pela UERJ

O Sistema Labgis/UERJ atualizou a agenda de seus cursos de extensão em Geotecnologias até para o início de maio. São mais de 10 turmas novas! Continue lendo…

ibge_marca[1]

Consulta pública aos usuários do Censo Demográfico 2020

As consultas a usuários são uma etapa indispensável na preparação do Censo Demográfico e objetivam orientar sua elaboração, garantindo que ele traduza as demandas da sociedade por informações Continue lendo…

ufmg-universidade-federal-de-minas-gerais[1]

Quem tem medo do espaço? Direito, Geografia e justiça espacial.

O texto do Professor Andreas Philippopoulos-Mihalopoulos que nasceu na Grécia, doutorou-se em Birkbeck, e atualmente leciona na Universidade de Westminster, é central a esse debate que vem desde as chamadas geografias jurídicas críticas até as ontologias objectuais Continue lendo…

gomX-4a-4b-esa-gomspace-render[1]

ESA lança primeiros satélites de 2018

A Agência Espacial Européia (ESA) lançou sua primeira missão do ano em 2 de fevereiro de 2018: satélites GomX-4B que apresentam uma câmera hiperespectral e pequenos propulsores que lhes permitem manobrar milhares de quilômetros. Continue lendo…

Landsat 8

Landsat 8 comemora cinco anos em órbita.

Nesse tempo, acumulou 26.500 órbitas em todo o planeta, 1,1 milhão de capturas de “cena” e uma abundância de imagens que representam 16% de todas as observações contínuas no arquivo Landsat de 45 anos. Continue lendo…

Sede do Pentágono em Washington

Lixo espacial: por que Pentágono está desistindo do sistema GPS?

Os Ministérios da Defesa dos EUA e de Israel anunciaram um concurso para a criação de novos sistemas de posicionamento. A matéria a seguir explica por que o exército norte-americano está buscando alternativas para o GPS. Continue lendo…

pentagono

Pentágono avalia vetar uso pessoal de GPS após bases secretas serem reveladas.

Apesar de o mapa não oferecer images reais das instalações, os desenhos formados pelos percursos permitem identificar diversas informações relevantes, como a entrada das bases. Continue lendo…

1-3-768x448[1]

O que é o Google Earth Engine e como você pode usar?

Uma das últimas aplicações lançada pela Google é a Google Earth Engine, uma avançada plataforma de processamento geoespacial baseada em nuvem, feito principalmente para análises de dados ambientais em escala planetária. O Google Earth Engine é um catálogo de vários petabyte Continue lendo…

notícias em destaque

MAIS NOTÍCIAS
X
Quer receber
nossos informativos
sobre Geotecnologias?
>> Clique aqui <<